• +55 (31) 3221-2415 / 9266-9089
  • Contato

    Entre em ContatoX

    ENDEREÇOAv. Afonso Pena, 4273 SL 610 Mangabeiras, Belo Horizonte MG CEP: 30130-008

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Enviando mensagem. Aguarde...

    Obrigado por enviar sua mensagem! Em breve vamos responder.

    Houve um problema com sua mensagem. Tente novamente.

    Por favor complete todos os campos antes de enviar a mensagem.

ARTIGOS

Entenda os perigos do uso de laxantes

Por Isabel Sarah | Em TERMOS E DICAS | Dia 12 de julho de 2017

O intestino preso é um problema que 7 em cada 10 mulheres têm. Muita gente, não é?  Você também sofre com esse problema e acha que o uso de laxantes pode ser a solução para a sensação de desconforto gerada pelo intestino constipado? Pois saiba que você pode estar agravando ainda mais o problema! Os sintomas de constipação, somados ao desejo de resultados quase mágicos (não respeitando, assim, o funcionamento natural do nosso corpo) e até a crença de que esses medicamentos auxiliam a perda de peso podem colocar sua saúde em risco!

 

Os laxantes (naturais ou sintéticas) podem ser devidamente indicados por médicos, por exemplo, no preparatório de exames e cirurgias. O uso pontual e responsável de laxantes não prejudica o organismo de maneira significativa, mas ingeri-los de forma regular e indiscriminada pode causar danos à saúde do corpo e, principalmente, ao bem estar do intestino!

Entenda os riscos do uso prolongado de laxantes:

Desidratação e deficiência de vitaminas e minerais

O uso de laxantes causa a facilitação de evacuação do intestino, ou seja, expulsão das fezes. Devido à diarreia, o organismo acaba eliminando quantidade excessiva de água, eletrólitos, além de uma série de vitaminas e minerais essenciais ao corpo. Esse processo leva a um quadro de desidratação – que, por si só, pode causar efeitos como tontura, cansaço, oscilações na frequência cardíaca e até alterações na pressão. A deficiência de vitaminas e sais minerais pode gerar enfermidades em todo o corpo, caso esses nutrientes não sejam repostos.

Altera a flora intestinal e irrita o cólon

A perda dos vários nutrientes eliminados nas fezes gera um quadro de disbiose – que é o desequilíbrio das bactérias presentes no nosso intestino, e causa problemas na digestão e na absorção de vitaminas.
E não é só isso: os laxantes, em uso excessivo, agem na mucosa do intestino, provocando irritações nas paredes e ajudando a reduzir os movimentos de contração intestinal (mecanismo que nosso corpo utiliza para expulsão natural do bolo alimentar). Isso pode fazer com que o intestino passe a ficar “preguiçoso” – reforçando a causa principal da constipação e, consequentemente, criando um ciclo de “ter o intestino preso – tomar laxante para aliviar – intestino ficar preso novamente”.

entenda-os-perigos-do-uso-de-laxantes

Risco de dependência

Como te disse anteriormente, o uso de laxantes pode criar um ciclo perigoso, já que o intestino acostuma-se com a redução de contração e vai tendo sua ação mais lenta. Todo esse processo faz com que o paciente tome quantidades cada vez mais altas dessas substâncias, o que pode resultar em um intestino que não funciona sem laxantes. Ou seja, seu corpo pode ficar dependente desses medicamentos!

Nesse caso, deve haver a suspensão total do uso e readaptação gradual do intestino, que vai voltando aos poucos para seu funcionamento normal.

Concluindo

A não ser que seja algo pontual ou devidamente prescrito por um médico, o uso de laxantes traz mais riscos à saúde do que efeitos benéficos! Tomar de maneira prolongada e excessiva pode acarretar sérios problemas ao intestino e ao organismo como um todo.
Para evitar a constipação intestinal, lembre-se de ingerir sempre muita água, ter uma alimentação mais natural, prestando atenção às fibras, praticar exercícios físicos e trazer equilíbrio para o dia a dia.

A colonterapia pode ser uma aliada nessa limpeza também! O tratamento não agride sua saúde e bem estar e traz apenas os efeitos positivos de um intestino funcionando de forma plena.
Lembre-se sempre: nossa saúde é prioridade!

Sem Comentários para "Entenda os perigos do uso de laxantes"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© Colonterapia BH