• +55 (31) 3221-2415 / 9266-9089
  • Contato

    Entre em ContatoX

    ENDEREÇOAv. Afonso Pena, 4273 SL 610 Mangabeiras, Belo Horizonte MG CEP: 30130-008

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Enviando mensagem. Aguarde...

    Obrigado por enviar sua mensagem! Em breve vamos responder.

    Houve um problema com sua mensagem. Tente novamente.

    Por favor complete todos os campos antes de enviar a mensagem.

INFORMAÇÕES

PERGUNTAS FREQUENTES

Quantas sessões são necessárias?

O ideal é realizar 10 sessões em dias consecutivos ou alternados, isto para que se obtenha um melhor resultado. As sessões são precedidas de uma consulta na qual é prescrito o preparo do cólon, que se faz a partir do acompanhamento de uma dieta sem farináceas, carnes e lácteos, ao término do qual se realiza uma reposição de lactobacilos.

Qual a diferença da colonterapia para o Enema ou Clister?

O enema atinge normalmente a parte final do intestino grosso( cólon sigmóide, reto), pois a quantidade de água que emprega é menor ( de 500ml a 2 litros). A colonterapia, por sua vez, alcança todo o intestino grosso, desde o reto até a válvula íleo-cecal. A retenção de água no Enema é pouca, devido à tendência natural do corpo de expelir os conteúdos retais. Na colonterapia ao contrário, uma grande quantidade de água chega a todo o intestino.

A colonterapia prejudica a flora intestinal?

Não. Ao contrário disso, ela ajuda muito no reequilíbrio da flora. A flora intestinal engloba milhões de bactérias. Estas bactérias sintetizam vitaminas, ajudam a combater o câncer ao digerir as fibras e eliminam bactérias patogênicas. Devido a hábitos alimentares inapropriados, prisão de ventre, uso  de antibióticos e anti-inflamatórios, observa-se uma proliferação de bactérias patogênicas ( saprófitas) que são prejudiciais à saúde, as quais, desregulando a flora intestinal, podem causar disbiose.
Com a colonterapia, uma dieta balanceada e a reposição da flora intestinal há um restabelecimento do equilíbrio desejado. Um tratamento anual que mantenha o organismo saudável, portanto, é sempre muito importante.

A colonterapia tem risco de perfuração intestinal?

As máquinas modernas são desenhadas para regular o fluxo de água e permitir um controle total da pressão e da temperatura. Os aparelhos são regulados por PSI, e os profissionais de colonterapia sabem que existe uma pressão a ser respeitada – a qual, aliás, apresenta uma margem de segurança muito grande ( o intestino, sabe-se, pode suportar até 10 vezes esta pressão). Claro que antes de qualquer sessão a pessoa deve passar por uma consulta com um profissional qualificado e evitar, assim, qualquer uma das possíveis contra-indicações. Ao descartar tais hipóteses, entre tanto, as possibilidades de perfurações são praticamente nulas.

Para um intestino que funciona todos os dias de 3 a 4 vezes, é indicado também a colonterapia?

O fato do  intestino estar funcionando todos os dias não é garantia de que ele esteja limpo. Em muitos casos a evacuação não é completa, e os resíduos, gases e muco podem inibir o movimento peristáltico.

Ouvi dizer que, com as lavagens intestinais, existe perda de eletrólitos (potássio, sódio e outros). O que significa isso? E correta esta informação?

Os eletrólitos e outros componentes minerais são responsáveis por uma certa quantidade de funções vitais através de todo o corpo. Estas substâncias, ao alcançar o colon com a fezes são absorvidas junto com a água. Vários estudos foram realizados e jamais se constatou um desequilíbrio de eletrólitos que tenha decorrido da colonterapia. Ao contrário do que ocorre numa diarréia, quando a pessoa perde muitos sais minerais durante as evacuações.

Posso,depois da colonterapia, trabalhar ou fazer exercícios? Vou sentir cansaço ou fraqueza durante o processo?

Todas as pessoas que fazem o tratamento de colonterapia podem trabalhar e fazer exercício normalmente na ocasião da sessões, pois ela conforme anteriormente dito não provocam diarréia. Basta. , penas, que a pessoa dedique uma hora do dia para ir ao consultório durante o período do tratamento. A sessão dura de 30 a 40 minutos. Após o que a pessoa normalmente vai ao banheiro. Ao sair do consultório, portanto, não haverá mais necessidade de se estar indo ao banheiro.
O tratamento não causa cansaço ou fraqueza, ao contrario disso, colabora para um significativo aumento de vitalidade. Alguns pacientes podem sentir um pouco de dor de cabeça nos primeiros dias, mas isto é resultado da desintoxicação.

Esta limpeza intestinal pode ser feita com laxantes?

Os laxantes irritam as paredes intestinais do colon. É muito comum causarem dependência e alterarem o hábito normal dos intestinos. Podem causar, a demais, um problema crônico, como a piora da prisão de ventre em caso de suspensão de uso.
Estes produtos na quantidades de agentes químicos, constituem o método mais inadequado para se atingir uma evacuação intestinal. Interferem também em importantes processos digestivos que ocorrem no estômago e no intestino delgado, podendo trazer uma redução de eletrólitos e causar uma desidratação.

A colonterapia causa dependência?

Não. A idéia é realizar um tratamento anual de desintoxicação e, com isto, pelo estimulo à motricidade intestinal, melhorar o movimento peristáltico. O que se faz, na pratica, é promover a retirada de resíduos e de muco. Na avaliação final serão indicadas manutenções conforme a necessidade do paciente.

Mulheres menstruadas podem fazer o tratamento?

Sim. O tratamento, normalmente, é feito apenas com água morna. A coincidência pode até ser boa, dado que o período menstrual é, também de purificação.

© Colonterapia BH