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ARTIGOS

Principais substituições na alimentação vegana

Por Isabel Sarah | Em TERMOS E DICAS | Dia 16 de agosto de 2017

O veganismo é um assunto em alta hoje em dia e o estilo de vida vem ganhando cada vez mais adeptos! Como vocês sabem, eu sou vegetariana e minha intenção nesse texto não é “converter” ninguém a nenhum dos dois estilos de vida, mas informar mais a respeito, principalmente tratando de algo que influencia nossa saúde diretamente, como a alimentação faz.

É comum que várias pessoas que aderem à alimentação vegana possam ter dúvidas nas substituições a serem feitas na hora de comer! As dietas tradicionais costumam envolver vários alimentos de origem animal então, a princípio, pode ser um pouco desafiante realizar essas trocas.

Pensando nisso, hoje trago pra você uma lista com as principais substituições veganas para te ajudar no processo!

Entenda a diferença: vegetariano X vegano

Primeiramente, vamos entender de forma simples a diferença entre a dieta de uma pessoa vegetariana e uma vegana!

Vegetarianos eliminam da dieta o consumo de carnes, apenas. Outros alimentos de origem animal, como leite, ovos e queijo, em regra, não são retirados.

Veganos restrigem completamente qualquer alimento que não seja de origem vegetal. Além das carnes, o vegano também não consome ovos, leite, mel, gelatina, entre outros produtos que, direta ou indiretamente, possuem componentes de origem animal na produção.

Geralmente, quem tem vontade de ser tornar vegano, começa pelo vegetarianismo, para que a adaptação seja mais gradual! Uma vez acostumado com a ausência de carne na dieta, fica mais fácil eliminar outras fontes animais de alimento (essa transição pode ser gradual – cortando um alimento por vez, ou total). Lembrando que a participação de um nutricionista no processo é muito importante, para que essa mudança não cause nenhuma deficiência de nutrientes no seu corpo! Atenção à saúde sempre, ok?

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Então, vamos às substituições:

Fontes de proteína

Todo vegetariano/vegano já ouviu a pergunta “mas se você não come carne, de onde vem sua proteína?” A resposta é bastante ampla. Leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico (que fornece cerca de 19g de proteína para cada 100g do alimento), ou ainda quinoa podem ser boas opções!

Leites e queijos

Hoje em dia, o mercado já oferece uma grande variedade de opções de leite vegetal, como o de arroz, castanhas e até de coco. E o melhor: vários deles podem ser feitos em casa, deixando sua alimentação ainda mais natural!

Desses leites, é possível produzir queijos super saborosos e saudáveis. Outra opção para substituir o queijo é o tofu, ou “queijo de soja”.

Ovos

Alternativas como a biomassa de banana verde, o ágar-ágar (substituto vegetal da gelatina) e algumas farinhas (como a de linhaça, por exemplo) misturadas com água funcionam bem no lugar dos ovos em preparações e receitas.

Mel

No lugar do mel, comumente utilizado como substituto mais natural do açúcar branco, podemos usar o melaço de cana, açúcar de coco ou demerara, além de adoçantes naturais e de origem vegetal, como a stevia e o agave. Todas essas opções garantem mais saúde e podem ser usadas em preparações veganas.

Agora você já sabe como substituir os principais alimentos de origem animal por opções que caibam dentro da dieta vegana! E mesmo que seu objetivo não seja adotar essa dieta, usar alternativas mais naturais, como as citadas acima, fazem bem não só para a saúde, mas também para o meio ambiente (se você viu o documentário Cowspiracy, sabe do que estou falando, certo?).

Que tal explorar novos sabores e opções? Você pode se surpreender de maneira super positiva!

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