Você se lembra do que comeu ontem em todas as refeições? E o que comeu na semana passada? Consegue se lembrar se sentiu bem ou mal depois daquela refeição? E você lembra das situações que te levaram a comer fora dos seus objetivos? Não? Então, um diário alimentar pode ajudar a solucionar esse problema e a entender mais sobre suas escolhas alimentares.
Com o diário, você aprende mais sobre o que come na sua rotina e o que te leva a comer aquilo. A ideia não é se julgar baseando-se nas suas refeições, mas compreender melhor seu comportamento quando o assunto é comida. Afinal, ser saudável vai muito além de viver de salada e água com limão, e inclui também sua saúde mental e emocional quando se alimenta.
Como te contei anteriormente, ter um diário alimentar é um exercício maravilhoso para avaliar como você tem se alimentado, além de entender como se relaciona com a comida. Além disso:
Agora que você já sabe de que formas o diário alimentar pode te beneficiar, o que acha de colocá-lo na prática? Pode parecer um exercício cansativo, mas toma cerca de cinco a dez minutos diários e vale muito a pena! Você não precisa escrever muito e ser detalhista se não quiser, o objetivo é apenas mapear sua rotina alimentar. O diário pode ser feito a mão, ou no computador, lembre-se apenas de deixá-lo onde fica mais fácil para preencher no dia a dia.
Os itens principais são: horário em que comeu, o que comeu (enumere aqui todos os alimentos e, de preferência, as quantidades), o que estava sentindo ou pensando antes e depois de comer, e seu nível de fome antes e depois de se alimentar. Esses dois últimos tópicos são cruciais para a prática, pois é ali que você começa a identificar crenças sobre os alimentos, como a ideia de que certa comida é “errada, ruim” ou que ingerir um prato específico te traz culpa ou remorso, por exemplo. Além disso, observar seu nível de fome te ajudar a estar mais atenta com os sinais que seu corpo te dá, e a entender em que ponto você deixa de se alimentar por fome física e acaba comendo por fome emocional, hábito ou distração.
E aí, ficou animada para começar a fazer seu próprio diário alimentar? Me conta então nos comentários: quando você pretende começar?
Sem Comentários para "Emagreça e seja mais saudável com um diário alimentar"