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ARTIGOS

4 formas de começar a ser mais saudável hoje!

Por Isabel Sarah | Em TERMOS E DICAS | Dia 16 de maio de 2018

Quando falamos de saúde, a maioria das pessoas costuma lembrar do conjunto “alimentação saudável + exercícios físicos”, certo? E não é à toa: essa combinação traz uma série de benefícios não só para a saúde física, mas para a mental também, já que nutre seu organismo da melhor maneira, o mantém em movimento (contribuindo para sua mobilidade, equilíbrio, força e longevidade) e ainda traz aquela dose cotidiana de endorfina, mantendo o humor positivo e a mente mais relaxada.

Mas, além de uma dieta equilibrada e da prática de atividades físicas, existem outros pontos que precisamos levar em conta na hora de pensar em saúde de maneira integral, afinal, ser saudável envolve outros pilares (como te contei nesse texto), que vão desde o cuidado com a hidratação diária e a qualidade do seu sono, até a forma como você relaciona consigo mesma. Acompanhe:

1. Cuide (muito) bem do seu intestino

Quem me acompanha por aqui ou no instagram sabe o quão importante é nosso intestino para a saúde e bem estar como um todo, né? Além das funções “básicas” conhecidas, como absorção e digestão, o intestino ainda atua no sistema imunológico (produzindo mais de 80% de nossas células de defesa), no controle de hormônios como o cortisol e a adrenalina, na manutenção de nossas sensações de fome e saciedade e na produção de serotonina.

Alguns cuidados para se ter com nosso segundo cérebro, e que você pode começar a fazer hoje, são:

  • ingerir entre dois e três litros de água diariamente;
  • ajustar sua alimentação, optando por alimentos mais naturais e ricos em fibras;
  • consumir probióticos, como kefir, kombucha e iogurte natural (para quem não tem intolerância à lactose).

2. Atenção à qualidade do sono

Quer sensação melhor do que acordar descansada e bem disposta para começar o dia? Isso pode virar rotina na sua vida, se você fizer do cuidado com a qualidade do sono uma prioridade.

Durante a noite, enquanto dormimos, ocorre a liberação do GH (hormônio do crescimento) e da leptina (hormônio da saciedade), além de promover  a reparação celular, consolidação da memória a melatonina (conhecida como hormônio do sonos é produzida em nosso cérebro a partir da serotonina (que tem 90% de sua produção feita no intestino) tem função antioxidante, regula o sono e a temperatura do nosso corpo e atua na recuperação de hormônios.

Para garantir um sono realmente restaurador, olho nas dicas:

  • Crie uma rotina de sono, assim o corpo acostuma-se com horários, local e hábitos;
  • Durma em um ambiente completamente escuro;
  • Evite alimentos pesados e com muita cafeína à noite;
  • Troque eletrônicos (que estimulam o cérebro) por livros antes de dormir.

3. Pratique auto-compaixão

Sabia que saúde também tem relação com a forma como você se trata e se enxerga? Ser saudável vai além de apenas corpo e mente, mas do nosso emocional também.

É preciso olhar-se de maneira mais compreensiva e praticar auto perdão. Quantas vezes você já viu alguém (ou até você mesma) que começa uma dieta e, na primeira vez que sai um pouco do foco, sem culpa, critica, se coloca para baixo, agindo como a própria algoz, sem se dar conta de que isso é pior para a própria saúde do que ter comido aquele docinho no meio do dia?

Agir como auto compaixão não é se colocar no papel de vítima, mas entender os próprios limites e aprender a abraçá-los como parte de quem você é!

4. Medite e agradeça

Meditação e gratidão são coisas das quais insisto em falar, porque pratico há anos e percebo a diferença que faz na minha vida. Meditar acalma a mente, nos traz para o momento presente e nos conecta com nossa essência. A meditação ajuda a prevenir o envelhecimento do cérebro, ajuda a reduzir os sintomas de depressão, ansiedade e dor e ainda melhora a concentração e atenção. Já a gratidão tem o poder de trazer sua mente para o modo positivo. Escrever todos os dias sobre motivos para ser grata nos conecta com a abundância e muda nossa perspectiva a respeito da nossa vida e da nossa realidade. Quem agradece com frequência sempre atrai mais coisas para ser grata!

E aí, quais desses hábitos você já pratica? E quais vai colocar em prática a partir de hoje para garantir uma vida mais saudável?

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