Já ouviu falar em PANCs? São plantas alimentícias não convencionais! Como o nome já diz, esse grupo de plantas não são usualmente consumidas em nossas refeições, mas que podem trazer vários benefícios à nossa saúde.
Há muito tempo atrás, essas plantinhas eram mais facilmente encontradas e utilizadas em receitas e, recentemente, vem voltando aos poucos a ter espaço em pratos e preparações, principalmente por vegetarianos e veganos. As PANCs apresentam alto valor nutricional e podem ser consumidas de diversas formas, como vou contar para você nesse artigo!
Mas atenção: por mais que as plantas certas tragam benefícios à saúde, ingerir plantas que são tóxicas ao corpo pode trazer riscos, então cuidado! É importante pesquisar a respeito e identificar as corretas.
Acompanhe algumas das várias plantas alimentícias que você pode passar a consumir hoje:
Rica em proteínas e aliada do trato gastrointestinal, a ora-pro-nobis tem alto teor de fibras, auxilia na prevenção de problemas intestinais (como o câncer de cólon, por exemplo) e ainda ajuda a regularizar níveis de colesterol.
A taioba comestível (atenção para os tipos da planta não comestíveis, hein?!) é rica em várias vitaminas e minerais: vitamina C, cálcio, magnésio, cobre e manganês, além de seu alto teor de fibras. Ela ajuda na prevenção de câncer, além de fortalecer o sistema imunológico.
Rica em vitamina C e A, a capuchinha tem sabor semelhante ao agrião. Ela pode ser eficaz no tratamento de infecção urinária, e também problemas de pele e até doenças no sistema digestivo, por ter ação antibiótica, digestiva e diurética.
Essa PANC é poderosa: rica em cálcio, zinco, magnésio, fibras, ferro, potássio, além de vitaminas A e do complexo B. O caruru tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e pode ajudar no controle da pressão arterial.
Agora que você já sabe o que são essas plantas alimentícias e conhece os benefícios de algumas delas, o que acha de começar a usá-las em receitas? Há várias formas de consumi-las: pode vir como acompanhamento de pratos principais, ser servida como petiscos, compor massas e risotos, preparação de molhos, ou ainda como parte de saladas.
E você, já colocou as PANCs como parte do seu cardápio? Compartilhe nos comentários a sua receita predileta!
Sem Comentários para "PANCs: exemplos e benefícios de plantas alimentícias não convencionais"