• +55 (31) 3221-2415 / 9266-9089
  • Contato

    Entre em ContatoX

    ENDEREÇOAv. Afonso Pena, 4273 SL 610 Mangabeiras, Belo Horizonte MG CEP: 30130-008

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Enviando mensagem. Aguarde...

    Obrigado por enviar sua mensagem! Em breve vamos responder.

    Houve um problema com sua mensagem. Tente novamente.

    Por favor complete todos os campos antes de enviar a mensagem.

ARTIGOS

Conheça os principais adoçantes: os “proibidos” e os liberados

Por Equipe Colonterapia | Em TERMOS E DICAS | Dia 17 de março de 2016

Você chega para adoçar sua bebida e lá vem a dúvida: açúcar ou adoçante? Só de pensar em açúcar, já pensamos em quilinhos a mais verdade?
E não só isso, o açúcar é um baita vilão para nossa saúde. Aí resta apostar na segunda opção, certo? Humm… Nem sempre!

Diversos estudos realizados em vários países demonstram uma série de problemas associados ao uso contínuo dos adoçantes artificiais.

A Sacarina e Ciclamato já foram proibidos em alguns países, e testes em ratos apontaram o surgimento de câncer na bexiga.

O aspartame já é conhecido como vilão, e sua lista de problemas que pode causar é extensa. Indicado por alguns estudos como cancerígeno e causador de danos ao cérebro, vem sendo associado a mal de Alzheimer, ataques de pânico, alterações de humor, episódios de mania e alucinações visuais, entre outros.

Outro adoçante artificial que vem sendo bastante utilizado nos últimos tempos é a Sucralose. Porém estudos sugerem que elimina a flora bacteriana boa do intestino, que é, dentre outras coisas, responsável por manter a imunidade do organismo fortalecida e promover a absorção adequada de nutrientes.

Além de todos os malefícios citados, os adoçantes podem causar ganho de peso!

Um novo estudo realizado recentemente – publicado no jornal Trends in Endocrinology and Metabolism – descobriu que muitos adoçantes artificiais, quando agem sobre os hormônios, podem realmente aumentar o desejo por açúcar, levando ao aumento no risco de obesidade e complicações posteriores, como diabetes e doenças no coração.

Como as substâncias presentes no adoçante causam a insaciedade no organismo, a pessoa acaba por ter maior fome e assim consome mais alimentos que o necessário. Desta maneira, enganam-se aqueles que presumem estar contribuindo para a perda de peso ao consumir adoçante ao invés de açúcar.

“Opções do bem”
Existem também os adoçantes naturais, opções bem mais saudáveis e até benéficas ao organismo.

São as mais populares:

Estevia: extraído a partir das folhas de uma planta chamada Stevia rebaudiana, não possui contraindicações. Mesmo sendo extremamente doce e ao mesmo tempo praticamente isento de calorias, não produz cáries.
Além disso tem o poder de suprimir o crescimento bacteriano nos dentes, regula a pressão arterial, é diurético e de regula os níveis de açúcar no sangue.

xilitolXilitol: é um álcool de açúcar com um sabor e nível de doçura muito semelhante ao açúcar de cana.
Recentes pesquisas têm sugerido que o xilitol possui aplicações clínicas, sendo indicado para a prevenção de cáries, tratamento de diabetes, desordem no metabolismo de lipídeos, lesões renais e parenterais, bem como na prevenção de otite, infecções pulmonares e osteoporose.
No entanto, deve-se observar a dose diária de 60 gramas e em porções espaçadas, pois o excesso pode resultar em um efeito laxativo e muitos gases.

Taumatina: Outro adoçante natural que tem se destacado no mercado é a Taumatina. Além de ser a substância mais doce da natureza, e uma proteína 100% natural – é totalmente segura para a saúde.
Estudos científicos e toxicológicos demonstram que a Taumatina pode ser consumida sem restrições por pessoas diabéticas, gestantes e crianças.
Ela permite eliminar o açúcar e reduzir calorias sem sacrificar o sabor, também não amarga o paladar como os demais adoçantes naturais e sintéticos.

Mas lembre-se: sempre que possível substitua o açúcar e o adoçante pelo doce natural das frutas. Em shakes e sucos utilize frutas secas como passas, que intensificam o doce naturalmente.

Tudo é questão de hábito. Com o tempo, você acostuma a tomar chás sem açúcar, sucos sem açúcar, e o melhor, vai até gostar mais disto!

Está disposta a provar e me contar como foi? Vou ficar esperando sua resposta!

2 Comentários para "Conheça os principais adoçantes: os “proibidos” e os liberados"

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

© Colonterapia BH