Ano novo chegou e, com ele, várias promessas e planos de dietas e mudanças na alimentação, não é?
Apesar de muita gente ainda se apegar a isso, eu sou da opinião de que alimentação saudável é uma rotina constante, feita de forma equilibrada e sem restrições em excesso.
Mas também acho sempre uma ótima ideia experimentar novos sabores e trazer novos alimentos para a mesa. Afinal, o corpo se beneficia (e muito!) com variedade de nutrientes.
Pensando nisso, hoje trouxe cinco super alimentos para turbinar ainda mais a sua saúde nesse novo ano. Acompanhe:
A maca é uma raiz que nativa do Peru. Muito popular ao redor do mundo, ela é consumida em pó e pode ser adicionada à frutas, vitaminas, sucos ou mesmo em receitas, como sopas e caldos.
Além de ajudar a regular o equilíbrio de hormônios como testosterona, progesterona e estrogênio, a maca peruana ainda contribui no combate à depressão e sintomas de ansiedade, regula a pressão arterial e ainda traz mais energia e disposição para o organismo.
A dose recomendada por dia de Maca é de aproximadamente 3000 mg.
Esse fruto azedinho é nativa da América do Norte e, no Brasil, é mais encontrada em extrato, em cápsulas vendidas em lojas de produtos naturais. Ela também pode ser encontrada in natura, apesar de não ser muito comum por aqui.
O cranberry pode ser encontrado em receitas diversas, ou ainda ser consumido puro. Aqui no Brasil, há alto consumo do suco dessa fruta.
Rico em oxidantes e vitaminas C e E, o cranberry é eficaz na prevenção de problemas urinários, pode ajudar a evitar gastrites e úlceras, é anti-inflamatório e, por ser rico em fibras, ainda ajuda na prevenção de problemas de constipação intestinal.
Muita gente consome o gergelim apenas como parte decorativa de pães e outras receitas, mas essa semente tem muitos benefícios para a saúde!
O gergelim é rico em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, além de nutrientes como ferro, cálcio, fósforo, entre vários outros.
Pelo alto teor de fibras, o gergelim contribui para a saúde do intestino, evitando a constipação. Ele também ajuda a regular os níveis de colesterol, combate radicais livres (por ser rico também em antioxidantes), pode ajudar no combate à anemia e na diminuição de sintomas da ansiedade.
Essa alga de água doce vem ganhando espaço na nutrição pelo número de benefícios que traz para a saúde. Ela é normalmente encontrada em pó ou cápsulas para consumo.
A chlorella tem alto teor nutritivo, ajuda a combater problemas gastrointestinais e ainda a fortalecer o sistema imunológico. A alga também tem potencial anti-inflamatório, favorece o ganho de massa muscular, e age no controle dos níveis de colesterol.
Entre seus nutrientes, estão: omêga 3, vitaminas C e complexo B, proteínas e fibras, além de antioxidantes.
Por último, mas não menos importante, temos a spirulina. Assim como a chlorella, ela é uma alga, rica em vitaminas e minerais, tais como ferro, magnésio, ômega 3, zinco, selênio, além de ser rica em proteínas.
A spirulina ajuda a aumentar a saciedade, bem como desintoxicar o organismo, pelo potencial antioxidante que ela possui. Além disso, a alga ainda ajuda na recuperação muscular, combate ao envelhecimento precoce, e ainda melhora problemas alérgicos como a rinite.
A spirulina é encontrada em lojas de produtos naturais, na forma de cápsulas ou em pó.
É importante lembrar que nenhum desses alimentos faz milagre! Eles ajudam a turbinar a saúde, mas uma alimentação equilibrada, combinada a hábitos saudáveis é que fazem toda a diferença no fim das contas.
E não esqueça também de sempre consultar um profissional de saúde para saber adequar as quantidades de cada um desses alimentos da melhor maneira para o seu corpo.
Me conta nos comentários, você já consome algum desses alimentos? E se ainda não, qual deles pretende passar a consumir?
Sem Comentários para "5 super alimentos para turbinar sua saúde em 2019"