Chegou aquela época boa do ano: Natal, Réveillon, reunir os amigos e a família, fazer ceia e festas… Para muitos, isso pode ser sinônimo de exagero, alguns excessos, e até culpa por ter comido além do que deveria, certo?
Mas não precisa ser assim! Foi pensando nisso que trago hoje dicas para aproveitar essa época deliciosa do ano, mas sem descuidar da saúde.
Acompanhe:
Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que se proibir e restringir alimentos durante as celebrações pode não ser a melhor ideia.
Lembre-se: Natal e Réveillon acontecem apenas uma vez no ano e não faz mal aproveitar como se deve. |Isso também não significa que você deva exagerar demais e comer em excesso. A chave é sempre equilíbrio!
Com tantas opções disponíveis na ceia, pode ser que você queira experimentar de tudo um pouco. A dica é: faça isso, com consciência, mas sem se proibir! Criar proibições pode fazer com que você não aproveite a ocasião e foque sua atenção na culpa de aproveitar o que está sendo servido.
Além disso, existem outras formas de manter tanto a saúde física como a emocional em ordem durante o período de festas de fim de ano, veja algumas delas:
Lembre-se de mastigar com atenção todos os alimentos que ingerir. Quebrando o alimentos em pedaços pequenos, nosso intestino absorve maior quantidade de nutrientes e também mais energia.
A mastigação também nos leva a comer mais devagar e saborear cada porção da comida sem pressa.
Festas e jantares normalmente vem com música, conversas, pessoas transitando entre os cômodos da casa, enfim… são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo.
Com tanta distração ao redor, é muito fácil comer sem atenção e, assim, acabar comendo sem nem mesmo sentir direito o gosto dos alimentos.
Então, a dica é: tente praticar mindful eating durante as celebrações. Ao comer com consciência, você degusta de fato a comida servida em cada jantar, saciando a vontade de comer certos alimentos que não fazem parte da sua rotina.
Ainda que o Natal e o Réveillon tenham a ceia como parte importante da ocasião, lembre-se de que essas festas não se resumem a isso.
Seja trocando presentes, aproveitando a música, colocando o papo em dia com alguém especial que você não vê com frequência, existem várias formas de desfrutar das festas de fim de ano sem que seu foco esteja em comer, além de tudo isso fazer muito bem à sua saúde mental e emocional.
O dia após as festas não precisa ser de compensação! O seu corpo precisa de rotina para funcionar bem, então quanto mais rápido puder voltar aos seus hábitos, melhor.
Sem contar que compensar alguns excessos não comendo o suficiente, ou passando o dia à base de sucos e sopas detox, por exemplo, pode desencadear episódios de compulsão gerado pela restrição.
O seu organismo voltará ao normal com mais rapidez e menos desgaste se você simplesmente deixá-lo retornar à rotina. Uma ou duas ocasiões de exceção no ano não vão “estragar” todo o esforço feito ao longo do ano.
Minha última dica para as festas de fim de ano é: divirta-se. Permita-se aproveitar tudo o que essas ocasiões tem a oferecer: estar perto dos seus, celebrar o amor e todas as coisas boas que o próximo ano promete, e agradecer por tudo o que esse ano trouxe.
Aproveite suas festas e até 2019!
Sem Comentários para "Aprenda como não descuidar da saúde nas festas de fim de ano"