• +55 (31) 3221-2415 / 9266-9089
  • Contato

    Entre em ContatoX

    ENDEREÇOAv. Afonso Pena, 4273 SL 610 Mangabeiras, Belo Horizonte MG CEP: 30130-008

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Enviando mensagem. Aguarde...

    Obrigado por enviar sua mensagem! Em breve vamos responder.

    Houve um problema com sua mensagem. Tente novamente.

    Por favor complete todos os campos antes de enviar a mensagem.

ARTIGOS

Receitas veggie para deixar sua ceia ainda mais especial!

Por Isabel Sarah | Em Sem categoria, TERMOS E DICAS | Dia 12 de dezembro de 2017

Dezembro chegou e, com ele, as nossas tão esperadas festas de fim de ano! Momento de celebrar, reunir família e amigos e preparar receitas deliciosas para saborear com todos!

Diferentes pratos fazem parte da tradicional ceia de natal e réveillon, mas é comum que pratos como peru, leitão e tender sejam as peças principais da refeição. Partindo dessa ideia, é fácil pensar que vegetarianos e não aproveitam uma ceia deliciosa nas festas de fim de ano, mas não é bem assim! Há várias receitas de pratos sem carne que podem agradar bastante o paladar de todos.

Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês receitas veganas para a ceia. Então, se você não come nada de origem animal, ou vai receber convidados vegetarianos e/ou veganos, ou quer apenas variar um pouco e trazer novidades para a mesa nesse ano, dê uma olhada nas receitas que separei para vocês. Todas elas são de dar água na boca e vão dar um toque especial à sua ceia!

1) Lasanha de vegetais

Ingredientes

Para o recheio:
-400 g de abobrinha
-4 tomates
-400 g de abóbora
-400 g de berinjela
-Azeite
-Ervas frescas
-Sal e pimenta

Para o molho:
-4 dentes de alho
-400 g de tomate em conserva
-Azeite a gosto
-Sal e pimenta a gosto
-400 g de tiras de massa seca para lasanha (sem ovos)

Modo de preparo

Corte as abobrinhas, os tomates, a abóbora e a berinjela em rodelas. Coloque-as em uma assadeira untada com azeite, espalhe ervas frescas e tempere com sal e pimenta. Leve ao forno por alguns minutos.

Prepare o molho: coloque alho bem picado em uma frigideira com azeite quente e refogue (cuidado para não queimar, senão o molho fica amargo). Acrescente o tomate em conserva amassado e cozinhe por alguns minutos. Tempere com sal, pimenta e depois passe no processador.

Coloque a massa na água fervendo com sal até ficar al dente. Retire e coloque sobre um pano de prato. Monte a lasanha colocando em um pirex um pouco de molho as tiras de massa cozida e uma camada de berinjela. Cubra novamente com tiras de massa cozida e coloque uma camada de abóbora. Continue do mesmo modo com os tomates e as abobrinhas até completar a altura da travessa. Por último complete com tiras de massa e cubra com o molho de tomate. Leve ao forno por alguns minutos para aquecer e pronto!

2) Jacalhoada com azeite de alho (@veganaprática)

Para substituir a tradicional bacalhoada de fim de ano, olhe só que delícia:

Ingredientes

-4 unidades de batata inglesa
-300 gramas de carne de jaca desfiada
-2 unidades cebola
-1/3 xícara azeite de oliva
-1/2 pimentão amarelo
-1/2 pimentão verde
-3 unidades alho
-15 unidades azeitona preta
-3 colher sopa cheiro verde
-sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Descasque e pique as batatas em cubos médios. Cozinhe na água com sal até que fiquem ao dente. Esprema o alho e leve ao fogo mínimo com azeite até que dourem. Cuidado para não deixar queimar!

Em uma frigideira, use 4 colheres de sopa desse azeite para grelhar a cebola cortada em cubos grossos até que esteja dourada. Acrescente os pimentões picados e a jaca desfiada e doure por cerca de 10 minutos.

Junte a mistura com a batata cozida e peneirada, coloque em uma assadeira com as azeitonas, tempero verde, sal, pimenta e 2 colheres de sopa do azeite com o alho. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por cerca de 50 minutos mexendo na metade do tempo. Finalizar com azeite de alho e cheiro verde.

3) Doce vegano de abacaxi com coco

E é claro que não poderia faltar uma bela sobremesa, né? Olhe que delícia de receita!

Ingredientes

-1 abacaxi médio, maduro, sem casca e picado;
-2 colheres de sopa de açúcar demerara;
-½ xícara de água.

Creme

-1 ½ xícara de leite vegetal de coco;
-3 colheres de sopa de semolina ou amido de milho;
-½ xícara de açúcar demerara;
-½ colher de sopa de essência de baunilha (opcional).

Modo de preparo

Em uma panela misture o abacaxi com o açúcar e a água e cozinhe por 10 minutos ou até ficar macio, sem desmanchar e sem caldo. Em outra panela, misture o leite (reserve ½ xícara) com a semolina (ou o amido de milho)  e o açúcar. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e acrescente a essência de baunilha. Deixe esfriar. Para montagem, coloque o creme na taça e depois o abacaxi. Leve à geladeira por 2 horas.

E aí, gostou das receitas? Não deixe de experimentar e me contar se seus convidados aprovaram, hein?! Boas festas e até 2018!

Sem Comentários para "Receitas veggie para deixar sua ceia ainda mais especial!"

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

© Colonterapia BH