Não é nenhuma novidade o fato de que o bom funcionamento do intestino está intimamente ligado à alimentação, certo?
Além de outros bons hábitos, como prática constante de atividades físicas, ingestão de água na quantidade recomendada, ou ter uma boa rotina de sono, aquilo que comemos tem grande influência na qualidade das bactérias do nosso microbioma.
As frutas são grandes fontes de fibras, além de vitaminas e minerais. Algumas delas são especialmente benéficas para um trânsito intestinal adequado. Confira quais são elas:
O abacate é uma fruta fonte de gorduras gorduras monoinsaturadas e ômega 9. Devido a isso, o consumo dessa fruta ajuda na produção de hormônios como a serotonina, que é quase completamente produzida no intestino.
Além disso, a fruta é uma ótima fonte de fibras solúveis, que evitam a constipação e ainda trazem sensação de saciedade.
Apesar de não ser muito consumida, essa fruta traz muitos benefícios para a saúde, principalmente para o trato gastrointestinal.
Isso porque a quantidade de fibras contidas nessa fruta supera a maioria dos outros tipos. Para cada 100g, encontramos 5,1g de fibras, o que é 20% de toda a quantidade de fibra mínima recomendada por dia (25g).
Além da fruta, as folhas de jambo também podem ser usadas em chás e trazer benefícios para a saúde.
Além das fibras da ameixa, essa fruta ainda apresenta mais características que beneficiam o bom funcionamento intestinal.
Estudos mostram que tanto a ameixa preta quanto o suco da fruta apresentam ácido diidroxifenil isatina, que é um potente estimulador da motilidade intestinal. E não pára por aí: a fruta também contém sorbitol. Essa substância tem efeito de absorver mais água do organismo. Isso, aliado às fibras, acelera o trânsito intestinal.
As enzimas contidas no figo são grandes aliadas do intestino, principalmente a ficina. Essa enzima ajuda a digerir proteínas com mais facilidade e, devido a esse efeito, o bolo alimentar é eliminado com mais rapidez, ficando menos tempo no intestino.
Especialistas recomendam a ingestão de dois figos após uma refeição para melhorar sua digestão.
Falando em enzimas, elas também são a razão principal pela qual o kiwi é um grande amigo do intestino.
Além de tornar a digestão de proteínas mais rápida, assim como o figo, o kiwi contém actiniidina. Essa enzima estimula os receptores do cólon, o que auxilia a mobilidade da estrutura intestinal e facilita o trânsito intestinal.
Por último, mas não menos importante, temos o mamão. A presença de papaína (outra enzima benéfica ao intestino) aprimora o trânsito do bolo fecal pelo trato intestinal, ajudando a evitar constipação.
A quantidade recomendada para consumo dessa fruta é de meia a uma unidade por dia.
E você, já consome alguma dessas frutas com frequência? Acrescentaria alguma à nossa lista? Não deixe de compartilhar nos comentários!
Sem Comentários para "6 frutas aliadas do bom funcionamento do intestino"