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ARTIGOS

Dicas para deixar sua ceia mais saudável e gostosa

Por Isabel Sarah | Em TERMOS E DICAS | Dia 14 de dezembro de 2016

O final do ano chegou… E junto chega também um período de confraternizações, momentos para reunir a família, trocar presentes e celebrar a noite de natal com uma mesa farta! É maravilhoso vivenciar esse cenário festivo! Porém, você há de concordar comigo que essa é também uma época famosa por causa dos excessos. Diante de tantas guloseimas, muitas vezes é um grande desafio escolhermos opções saudáveis pra nos deliciarmos sem peso na consciência, não é?

E com razão. É preciso mesmo estarmos atentos, afinal manter a flora intestinal saudável é sinônimo de qualidade de vida e bem-estar, além de bom humor e mais ânimo para realizarmos as tarefas do dia a dia! Quando garantimos hábitos alimentares saudáveis, no decorrer de todo o ano e também durante as festas natalinas, todo o nosso organismo responde de forma positiva. O resultado é maravilhoso!!!

 

Alimentação saudável nas festas de fim de ano?!

Sim, claro que é possível! Alimentarmos de forma equilibrada para mantermos a saúde do nosso intestino também na celebração do natal é muito mais simples do que você imagina. Basta substituirmos os ingredientes tradicionais por alimentos mais saudáveis e de alto valor nutricional.

A primeira e mais importante das dicas é evitar os produtos gordurosos, processados e ricos em açúcar e sódio. Os temperos industrializados ricos em sódio e conservantes podem ser substituídos por ervas e especiarias, como tomilho, alecrim, hortelã, salsinha, cebolinha, noz-moscada, cúrcuma, páprica, gengibre, canela e cardamomo. Elas aumentam a quantidade de nutrientes dos pratos, realçam o sabor e ainda reduzem a necessidade de maior adição de sal. O nosso organismo agradece!

Na hora de preparar a sobremesa você pode substituir o açúcar refinado pelo demerara ou mascavo, melado de cana ou adoçantes naturais. O creme de leite, maionese e leite condensado, substituídos pela biomassa de banana verde, oferece consistência adequada e sabor neutro aos pratos. Além de agregar valor nutricional às receitas, é rica em amido resistente, que ajuda a equilibrar os níveis de açúcar e colesterol no sangue e ainda a melhorar o funcionamento intestinal. É ideal para o preparo de cremes, mousses, brigadeiros, pavês e muitos outros pratos que dão água na boca e agradam qualquer paladar!

A outra dica, pra você alimentar-se bem e manter a sua saúde sempre em excelentes condições é incluir frutas, verduras, vegetais, cereais integrais e oleaginosas no seu cardápio do dia a dia e também nos pratos natalinos. Além desses alimentos serem ricos em fibras, a maioria deles contém substâncias bioativas capazes de manter a integridade da parede intestinal. Na salada, folhas e legumes podem ser usados à vontade. Para dar um toque especial na ceia natalina, preparada com vegetais crus pode ser incrementada com sementes de abóbora, girassol, linhaça ou chia. Aposte na criatividade e na combinação de sabores nessa hora. Os elogios virão, com certeza!

Para completar os itens, uma bebida é indispensável, não pode faltar, de maneira alguma, nas nossas festas… Se você pensou em água, acertou! Precisamos beber pelo menos dois litros de água por dia para mantermos a nossa flora intestinal saudável e consequentemente uma pele bonita, além de ganharmos bem estar e melhor qualidade de vida.

 

E falando em bebidas…

agua-saborizadaAs opções saudáveis de bebidas também não podem ficar de fora das nossas festas de fim de ano. Que tal substituir os refrigerantes pelos sucos naturais feitos de frutas vermelhas, ricas em antioxidantes, como por exemplo o de uva integral, de blueberry, de cranberry? Estas opções são excelentes porque substituem também as bebidas alcoólicas e mantém o clima festivo.

A água aromatizada com rodelas de frutas cítricas, como laranja, limão, morango, maçã é outra excelente escolha. Ela fica bastante saborosa também quando servida bem gelada e com pedaços de gengibre ou folhas de hortelã. Além de saudável, a transparência na jarra deixa a decoração da mesa com um toque especial!

 

E os aperitivos?

Claro, tem lugar para os aperitivos também. As nozes, castanhas, avelãs, amêndoas ou frutas secas são aperitivos naturais bastante saudáveis e ocupam um lugar de honra tanto na nossa rotina de alimentação diária quanto no cardápio da ceia de natal. Eles têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes.  É preciso somente moderação, uma vez que são alimentos calóricos.

 

Assim, ficam as sugestões! Espero que elas sejam úteis, ajudem melhorar a saúde do seu intestino no dia a dia e deixem a sua ceia de natal, além de saudável também saborosa!

4 Comentários para "Dicas para deixar sua ceia mais saudável e gostosa"

  • Janete Reis says:

    10 de janeiro de 2017 at 17:24 - Responder

    Muito bom o seu artigo

  • janete says:

    3 de fevereiro de 2017 at 09:59 - Responder

    muito bom o seu artigo

  • Carlo Yum says:

    26 de fevereiro de 2017 at 13:57 - Responder

    Muito Bom Parabens

  • Santa Maltby says:

    20 de abril de 2017 at 18:19 - Responder

    Amei o post, muito bom. Seu modo de ver ficou muito coerente, gosto de dissertar deste tema também. Mantenha esta linha e alcance cada vez mais sucesso. Cordialmente

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