• +55 (31) 3221-2415 / 9266-9089
  • Contato

    Entre em ContatoX

    ENDEREÇOAv. Afonso Pena, 4273 SL 610 Mangabeiras, Belo Horizonte MG CEP: 30130-008

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Enviando mensagem. Aguarde...

    Obrigado por enviar sua mensagem! Em breve vamos responder.

    Houve um problema com sua mensagem. Tente novamente.

    Por favor complete todos os campos antes de enviar a mensagem.

ARTIGOS

Conheça a relação entre os problemas digestivos e as emoções

Por Isabel Sarah | Em TERMOS E DICAS | Dia 20 de agosto de 2015

Olá!

Meus pacientes costumam me pedir dicas para melhorar sua digestão, pois percebem que ​um dia com má digestão é muito diferente de um dia “bem digerido”. Você já percebeu a diferença?

Quem nunca perdeu o apetite, ficou com dor de barriga, diarreia, com intestino​ ​preso ou até mesmo gastrite em decorrência de momentos delicados, como​ ​entrevista para um novo emprego, crise no namoro, estresse no trabalho?

“O aparelho digestivo, que vai da boca ao ânus, é o que mais sofre interferência da parte emocional”, diz o gastroenterologista Carlos de Barros Mott.

Isso acontece pois quando estamos sob o efeito de emoções negativas, nossos neurotransmissores interferem nas ondas peristálticas (movimento do intestino), podendo torná-las mais rápidas ou mais lentas.

mulher-com-dor-materiaPor isso, é importante observarmos nossas emoções, e entendermos que quando somatizam em uma parte do corpo, como no intestino, podem estar querendo nos dizer algo. Quem sabe é o caso de você parar um pouco, ter mais tempo para si.

Até posso ​lhe dizer para ​você ​tomar mais água, fazer mais exercícios físicos, se alime​ntar melhor, mas isto você já sabe, verdade?

Então​,​ o que falta para melhorar sua qualidade de vida e estar tranquilo com seu corpo?​

Deixo aqui 5 dicas para te trazer mais bem estar, na hora que aparecerem os problemas digestivos:

​1. Chá de Alecrim para acelerar a digestão:
As substâncias dessa planta protegem a parede do estômago e aceleram a digestão. Além disso, ​aliviam dores de cabeça provocadas por refeições que simplesmente caíram mal.
Modo de Preparo​:​ Ponha em 1 xícara 1 colher de sobremesa de folhas e flores picadas. Adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara antes ou após as principais refeições.

​2. ​Suco Laxante para auxiliar na prisão de ventre​:​

Ingredientes:
– 1/2 mamão papaia (sem casca e sem semente)
– Quatro ameixas pretas (sem o caroço)
– 200 ml de suco de laranja
– 20 g de semente de linhaça inteira

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o mamão, o suco de laranja, as ameixas e a linhaça. Beba em jejum.

suco-verde-receita3. Suco Verde para eliminar toxinas:
Tome o ​Suco verde em jejum, feito com couve mais alguma fruta de sua preferência. A couve crua é fonte de ácido fólico que participa do processo de eliminação de substâncias tóxicas, realizado pelo fígado, além de ser fonte de fibras, que auxiliam na função intestinal.

Ingredientes:
1 copo de água de côco
2 folhas de couve
1 laranja OU um pedaço de mamão
1 pedaço de gengibre a gosto
1 colher de chia
1 colher de linhaça dourada
1 colher de óleo de côco

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva acompanhado de alguns cubos de gelo.

4. Re​duzir ​a carne vermelha​: ​A carne vermelha é de difícil digestão, principalmente os cortes mais gordurosos (costela, chuleta, filé mignon). Pelo menos nos dias em que você se sentir com mais desconforto no intestino, procure não ingerir carne, e em geral, diminuir a ingestão no seu dia a dia.

​5. Evitar líquido durante as refeições: ​Beber água ou qualquer outro tipo de líquido durante as refeições atrapalha o processo de digestão, por isso não é recomendado adotar o hábito. Por isso o ideal é consumir líquido ao menos duas horas após as refeições ou uma hora antes de se alimentar.

​Aproveite as dicas, e fique sempre atento nos sinais do seu corpo. É importante termos na mão informações como estas, mas é mais importante ainda prestarmos atenção na relação do nosso corpo com nossas emoções, pensamentos e atitudes.

Falei para você da relação das emoções com o intestino, pois “é a minha praia”, ​faz parte do meu trabalho com a Colonterapia apoiar as pessoas a estarem mais conscientes de si mesmas e não somente remediar a situações desconfortáveis.

​Te convido para tomar um chá no meu consultório e saber mais sobre​ como a Colonterapia pode te apoiar a ter mais qualidade de vida, estou te esperando!

​Abraços,
Isabel Sarah Avendami​

Sem Comentários para "Conheça a relação entre os problemas digestivos e as emoções"

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

© Colonterapia BH