• +55 (31) 3221-2415 / 9266-9089
  • Contato

    Entre em ContatoX

    ENDEREÇOAv. Afonso Pena, 4273 SL 610 Mangabeiras, Belo Horizonte MG CEP: 30130-008

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Enviando mensagem. Aguarde...

    Obrigado por enviar sua mensagem! Em breve vamos responder.

    Houve um problema com sua mensagem. Tente novamente.

    Por favor complete todos os campos antes de enviar a mensagem.

ARTIGOS

Conheça a alimentação Raw Food e seus benefícios

Por Isabel Sarah | Em TERMOS E DICAS | Dia 15 de março de 2017

O nome parece estranho, mas a tradução do inglês para o português é simples, significa uma alimentação baseada no consumo dos alimentos crus. As pessoas que seguem essa filosofia também a chamam de alimentação viva ou crudivorismo.

 

Em turnê durante três meses entre Austrália, Tailândia e Indonésia fiquei bastante surpresa com a quantidade de opções raw food que encontrei por lá. Nestes países a cultura raw já é conhecida da população. É comum encontrar restaurantes e grandes redes que oferecem este tipo de comida. Um fato também chamou a minha atenção: o raw food não é apenas uma opção alimentar, essa filosofia de vida busca preservar o planeta usando o mínimo possível de processados e industrializados. Achei sensacional!

 

Mas, o que é raw food?!

É bem interessante essa forma de alimentação. As receitas são preparadas sem o uso de fogão ou forno convencional. Raw food é uma alimentação baseada em legumes, hortaliças, frutas, germinados de grãos, sementes e frutos secos, ricos em vitaminas, minerais, enzimas e fitonutrientes, não processados. São consumidos da forma mais natural possível ou aquecidos em temperaturas que variam de 47ºC a 50ºC. Os adeptos dessa cultura acreditam que, dentro desse nível de temperatura, o alimento mantém as enzimas ativas, vitaminas e minerais íntegros que ajudam a sua própria digestão e outros processos metabólicos que resultam na produção de energia e desintoxicação do organismo.

 

Parece ser muito prático preparar os alimentos!

Você deve pensar: E a preparação dos pratos, é simples assim?! Ah! Esse é um dos segredos. Pra quem não gosta de ficar horas na frente do fogão refogando, cozinhando, aquecendo, na hora de preparar as suas refeições, com certeza vai aprovar a ideia raw food.

 

Entretanto, é um engano acreditar que o fato dos alimentos passarem longe da chama do fogão, o cardápio seja prático e rápido. É isso mesmo, parece simples, mas técnicas especiais são utilizadas para preparar alguns pratos. A diversidade é o principal ingrediente desta proposta.

 

Os praticantes da comida raw food defendem a teoria de que o ato de comer é uma experiência sensorial, que precisa agradar não só ao paladar, mas também ao olfato e à visão. Por isso capricham nas ervas e especiarias, escolhem pratos coloridos e com boa apresentação para garantir ao organismo maior entrega de nutrientes em cada refeição.

 

Detalhes que fazem a diferença!

Outro fato importante na raw food é o cuidado com a higiene. As mãos e utensílios utilizados na hora de preparar a refeição precisam estar sempre muito limpos e, antes de ingerir frutas, verduras e legumes, é necessário lavá-los em água corrente, de preferência com sabão, que possui a propriedade de eliminar alguns agrotóxicos superficiais.

 

A filosofia criada pelo americano David Wolf, ainda pouco conhecida no Brasil, dia após dia ganha espaço em alguns restaurantes de Nova Iorque e Califórnia.  No inicio pode até parecer uma escolha excêntrica. Entretanto, os adeptos de um cardápio raw food afirmam que os benefícios que são oferecidos, para se obter uma vida mais saudável são inúmeros:

 

  • Melhor disposição física e mental
  • Horas de sono mais agradáveis
  • Reforça o sistema imunológico
  • Vitalidade para pele, unhas e cabelos.
  • Melhoria do sistema digestório
  • Promove a desintoxicação do organismo
  • Ajuda a perder peso.

 

A ingestão de alimentos crus, com certeza, traz grandes benefícios e riscos muito baixos para a nossa saúde. Entretanto é importante ressaltar que o maior cuidado que se deve ter ao optar por esse estilo de vida é consumir produtos orgânicos, isto é, cultivados sem agrotóxicos e adubos químicos.

 

Bom, não sou totalmente adepta do Raw Food, mas sempre que posso faço escolhas por alimentos crus. Me chamou muito atenção os benefícios desta dieta, e achei bacana compartilhar com você estas informações. Caso você queira aderir a este tipo de dieta, sugiro que busque um profissional para acompanhamento.

 

O seu intestino vai aprovar e agradecer!

Sem Comentários para "Conheça a alimentação Raw Food e seus benefícios"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© Colonterapia BH