• +55 (31) 3221-2415 / 9266-9089
  • Contato

    Entre em ContatoX

    ENDEREÇOAv. Afonso Pena, 4273 SL 610 Mangabeiras, Belo Horizonte MG CEP: 30130-008

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Enviando mensagem. Aguarde...

    Obrigado por enviar sua mensagem! Em breve vamos responder.

    Houve um problema com sua mensagem. Tente novamente.

    Por favor complete todos os campos antes de enviar a mensagem.

ARTIGOS

Brotos e Germinados: como fazer e para quê consumir

Por Equipe Colonterapia | Em TERMOS E DICAS | Dia 16 de novembro de 2016

Brotos e germinados no cardápio do dia a dia para a saúde do intestino?!

 

Sim, você se surpreendeu, mas é isso mesmo! Alimentar-se com brotos e germinados é muito saudável, bastante difundido entre os orientais e para uma dieta vegetariana eles são essenciais, pois concentram muitas das vitaminas que o corpo necessita. Principalmente porque possuem alto teor nutritivo, hoje em dia é uma escolha das pessoas que buscam saúde e qualidade de vida.

 

E pra nós que queremos cuidar da saúde do nosso intestino, a melhor notícia é que além do poder nutricional que os grãos entregam ao organismo, para as pessoas que são mais sensíveis ao seu consumo na forma cozida tradicional, inclui-los no cardápio através de brotos e germinados, gera menos gases e distensão abdominal, auxilia na eliminação de toxinas e desintoxicação do organismo, estimula o bom funcionamento do intestino e fornece sensação de saciedade.

 

E mais…  São ricos em vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B, fósforo, ferro e antioxidantes, além de muitas enzimas e proteínas. A versatilidade na hora de consumir esses alimentos nos permite inseri-los na alimentação através dos sucos, vitaminas, sopas, saladas, patês, misturados com outros legumes, adicionados a molhos e até sanduíches naturais, deixando a nossa refeição mais completa, leve e colorida. E pra nós que queremos um corpo sempre em forma, os grãos germinados e brotos possuem poucas calorias. Apenas uma pequena porção nas refeições diárias faz uma grande diferença na nossa saúde. Isso é ótimo!

 

Os benefícios dos brotos e grãos germinados surpreendem!

Você sabia que os brotos e grãos germinados são as fases mais ricas em nutrientes no desenvolvimento vegetal? Por conterem alto teor de nutrientes antioxidantes, combatem os radicais livres e, consequentemente o consumo contínuo retarda o processo de envelhecimento, melhora a qualidade da pele, previne o surgimento de doenças, pois fortalece o sistema imunológico e fornece energia ao organismo. Também melhora o funcionamento intestinal, pois os grãos germinados são assimilados muito facilmente pelo nosso organismo e assim estimulam os processos digestivos e regeneram a flora intestinal.

 

Então, os benefícios que os brotos e grãos germinados entregam ao nosso organismo são inúmeros. A única condição para alcançarmos os excelentes resultados é prepara-los in natura, sem cozimentos e também sem congelamentos. Na geladeira eles podem ser conservados por, aproximadamente, até 7 dias. Isso é mais um ponto que nos favorece, pois possibilita praticidade e rapidez no preparo das nossas refeições no dia a dia.

 

A diversidade de grãos e brotos germinados existentes agrada qualquer paladar!

E qual é a diferença entre brotos e grãos germinados, você sabe? Se ainda tiver alguma dúvida, aqui estão as dicas: O broto é o estágio avançado de germinação inicial da semente. Geralmente possuem entre 8 cm e 10 cm de tamanho e apresentam folhas definidas. O grão germinado é o momento inicial do processo de germinação, quando apenas uma pequena haste aparece.
Assim sendo, existe uma grande diversidade de brotos disponíveis para o consumo.  Podemos usar todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros, por exemplo girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, feijão, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha do Pará, amêndoas, ervilha, feno-grego, o broto de alfafa, broto de bambu, entre outros.

brotos

Você pode utilizar uma técnica caseira para germinar grãos

  • Escolha as sementes ou grãos, removendo todos as que estejam danificadas.
  • Higienize bem um vidro para preparação e armazenamento.
  • Coloque de 1 a 3 colheres de sopa de sementes ou grãos, que foram selecionados, no vidro e cubra com água filtrada.
  • Tampe o vidro com um pedaço de tecido limpo e bem fininho ou filó, prendendo-o com um elástico. Deixe de molho de um dia para outro. Entre 8 a 12 horas.
  • No dia seguinte escorra a água e lave os grãos, sem retira-los do vidro e também sem destampa-lo. Enxague bem sob a torneira.
  • Após realizar esse procedimento, escorra toda a água para que os grãos fiquem apenas umedecidos. Deixe o vidro inclinado, em ambiente fresco, com a abertura um pouco para baixo, para evitar que os grãos fiquem em contato com água no fundo dele.
  • Faça esse processo todos os dias pela manhã e à noite para deixar os grãos umedecidos. Nos dias quentes torna-se necessário repetir mais vezes.
  • Após aproximadamente três a quatro dias, os grãos, somente germinados, ficam prontos para serem consumidos. O tempo de germinação pode variar de acordo com o grão, a temperatura e o ambiente. Por exemplo: o gergelim leva de 2 a 3 dias, já o arroz de 4 a 5 dias.

 

Simples assim! Agora é só experimentar e usufruir dos benefícios que os brotos e grãos germinados entregam para a saúde do nosso intestino.

 

Bom apetite!

Sem Comentários para "Brotos e Germinados: como fazer e para quê consumir"

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

© Colonterapia BH