• +55 (31) 3221-2415 / 9266-9089
  • Contato

    Entre em ContatoX

    ENDEREÇOAv. Afonso Pena, 4273 SL 610 Mangabeiras, Belo Horizonte MG CEP: 30130-008

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Enviando mensagem. Aguarde...

    Obrigado por enviar sua mensagem! Em breve vamos responder.

    Houve um problema com sua mensagem. Tente novamente.

    Por favor complete todos os campos antes de enviar a mensagem.

ARTIGOS

Beneficie sua saúde praticando mindful eating

Por Isabel Sarah | Em TERMOS E DICAS | Dia 12 de junho de 2018

Se você me acompanha no Facebook ou no Instagram, já me viu falando sobre os vários benefícios que a prática de mindfulness, ou atenção plena, pode trazer para a saúde como um todo. Uma das formas de adotar esse tipo de meditação no dia a dia é através do mindful eating, que nada mais é do que atingir o nível máximo de atenção possível ao se alimentar.

Para quem tem a rotina corrida, que não reserva um momento específico para fazer as refeições, ou ainda tem o hábito de comer no ‘piloto automático’, pode ser muito comum não se dar conta da quantidade ou da maneira como se alimenta, e nem perceber os sinais que o corpo dá em termos de fome e saciedade. Por comer depressa demais, ou estando rodeado(a) de distrações (como o celular ou a TV, por exemplo), normalmente come-se além do necessário, sem sentir direito o sabor dos alimentos e o famoso ciclo do comfort eating – em que a comida serve como válvula de escape para anestesiar ou abafar emoções negativas – torna-se um hábito comum.

Por que se alimentar com consciência plena?

Praticar mindful eating pode trazer uma série de benefícios, como aprender a distinguir fome real e emocional, apreciar, de fato, o que se coloca no prato, notar os efeitos que um alimento tem no seu organismo (às vezes, aquele inchaço ou incômodo no estômago que você não sabe de onde vem pode ser causado por algum alimento que você come sem perceber que te faz mal), além de contribuir para a digestão, uma vez que mastigamos a comida de maneira correta, e pode até auxiliar no emagrecimento, uma vez que ajuda a controlar melhor a quantidade do que ingerimos e evitar excessos desnecessários. Isso, é claro, além dos benefícios da prática de mindfulness em geral, como a redução da ansiedade e do estresse, melhor gerenciamento de transtornos alimentares e maior qualidade de vida.

Dicas para praticar mindful eating

Agora que você já sabe as razões pelas quais essa prática é tão positiva, que tal colocar na prática? Acompanhe as dicas:

1. O primeiro passo é livrar-se de distrações: o foco deve estar apenas na comida e nas sensações que ela causa enquanto você come. Então, desligue a TV, fique longe do celular e tente encontrar um lugar calmo e, de preferência, silencioso para fazer a refeição.

2. Identifique os sinais de fome e saciedade: procure comer apenas quando o corpo der sinais de que tem fome. Evite comer por hábito ou por ‘obrigação’, mas pela real necessidade de se alimentar. Procure notar também quando o seu organismo der sinais de que já está saciado e, nesse momento, encerre a refeição. Pergunte a si mesmo(a) como você se sente, se o corpo ficou mais energizado, pesado… enfim, qual a sensação que esse prato trouxe.

3. Observe com atenção cada alimento: olhe suas formas e cores, escolha bem o que vai para o seu prato e vá apreciando pequenas porções, sem pressa. Lembre-se também de soltar os talheres entre as garfadas e mastigar de forma consciente, prestando atenção ao aroma, sabor e textura de cada alimento.

4. Sem pressa para as refeições: outro fator importante é reservar um tempo adequado para as refeições. Não coma com pressa ou em pé! Sentar-se para comer te deixa mais relaxado(a) e ajuda a focalizar melhor no prato.

5. Paciência com o processo: tente começar essa prática fazendo uma refeição por dia, inclusive os lanches, que costumam ser os mais negligenciados quando o assunto é comer com atenção. A ideia aqui não é se cobrar para conseguir fazer tudo de maneira perfeita, mas se conectar cada vez mais consigo e com os alimentos ingeridos.

E aí, que tal adotar esse hábito e trazer mais qualidade às suas refeições e à sua saúde? Garanto que o simples ato de comer se tornará muito mais prazeroso. Tente em casa e não esqueça de compartilhar sua experiência nos comentários!

Sem Comentários para "Beneficie sua saúde praticando mindful eating"

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

© Colonterapia BH