• +55 (31) 3221-2415 / 9266-9089
  • Contato

    Entre em ContatoX

    ENDEREÇOAv. Afonso Pena, 4273 SL 610 Mangabeiras, Belo Horizonte MG CEP: 30130-008

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Enviando mensagem. Aguarde...

    Obrigado por enviar sua mensagem! Em breve vamos responder.

    Houve um problema com sua mensagem. Tente novamente.

    Por favor complete todos os campos antes de enviar a mensagem.

ARTIGOS

5 fatores que influenciam no emagrecimento saudável

Por Isabel Sarah | Em TERMOS E DICAS | Dia 13 de fevereiro de 2018

Há quem acredite que emagrecer seja um cálculo simples: “se eu ingerir menos calorias do que gastar, emagreço. Se a conta for o contrário, engordo”. Mas nosso corpo não é matemática, e existem diversos fatores que vão muito além do deficit calórico e que influenciam no processo de emagrecimento saudável. Confira:

1) A qualidade do seu sono

Sabia que uma boa noite de sono pode ser um fator importante para emagrecer com saúde? Isso ocorre porque, durante o sono, processos como a produção e a liberação de hormônios como a leptina (responsável pela nossa saciedade), o GH – um dos responsáveis por evitar o acúmulo de gordura no corpo – e noites mal dormidas influenciam na produção do cortisol, o “hormônio do estresse” e podem desregular também a produção de insulina.

2) Cuidado com as restrições

Pode parecer absurdo para muita gente, mas restringir demais a quantidade (e a qualidade) dos alimentos que ingerimos pode ser muito prejudicial para o processo de emagrecimento e para a saúde também! Isso ocorre porque restrição gera compulsão, então, quanto menos você come e mais se proíbe, pior vai ser a “jacada” no momento em que entrar em contato com os alimentos que fazem parte da sua lista de proibições. Sem esse equilíbrio entre rotina e exceções, não há resultado que se sustente por muito tempo.

3) Atenção à microbiota

microbioma tem função fundamental para emagrecer com saúde. Há estudos que mostram que certas bactérias presentes no intestino podem facilitar ou dificultar o processo de emagrecimento. O desenvolvimento desses grupos de bactérias tem forte ligação com hábitos alimentares, então é essencial garantir que os alimentos que você ingere contribuam de forma positiva para sua flora intestinal.
E não pára por aí! A disbiose pode gerar deficiência tanto na absorção de nutrientes, quanto na liberação de uma série de hormônios que são produzidos no intestino e acarretar malefícios no emagrecimento e na saúde como um todo.

4) Estresse e ansiedade

Olha o cortisol aqui de novo! O estresse crônico e a ansiedade geram no seu corpo a produção de cortisol. Esse hormônio pode desregular a forma como utilizamos a glicose como energia do corpo e, assim, diminuir a perda de peso e, pior, fazer com que seu organismo estoque gordura e líquidos.

5) Cardio X Musculação

Além da alimentação, a prática de exercícios físicos contribui para o processo de emagrecimento saudável. E o foco deve ser construir músculos, já que o desenvolvimento de nossas fibras musculares aceleram o metabolismo e a perda de gordura acaba sendo otimizada. Exercícios de força, como musculação, por exemplo, aliados a uma boa nutrição, são mais eficazes na hora de construir esses músculos e, por consequência, na hora de emagrecer também. Mas atenção à maneira como você se exercita: a atividade física em excesso, sem período de descanso adequado pode afetar seus hormônios e, por consequência, todo o processo de emagrecimento.

E aí, conseguiu identificar quais os pontos tem prejudicado seu emagrecimento? Vale lembrar sempre que resultados sustentáveis levam tempo e esforço para serem construídos e que buscar imediatismos pode gerar efeito rebote, então, tenha paciência com o processo e, claro, priorize sempre sua saúde!

Sem Comentários para "5 fatores que influenciam no emagrecimento saudável"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© Colonterapia BH