Você está precisando daquela ajudinha para seu intestino funcionar melhor? E de quebra, gostaria de aumentar sua imunidade e trazer inúmeros benefícios para sua saúde?
Estive buscando as melhores opções para vocês, e experimentei o Kefir. Fiquei maravilhada com os resultados, que vão além dos benefícios para o intestino, confira!
Mas o que é esse tal de Kefir? O Kefir é um alimento Probiótico que tem origem nas montanhas do Cáucaso, onde foi descoberto e é feito há mais de 4000 anos.
A organização Mundial de Saúde define probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro.” Eles podem ser encontrados em alimentos fermentados, como iogurte, chucrute, leites fermentados, e em grandes quantidades no kefir.
O Kefir pode ser feito a partir de água com Açúcar Mascavo, o que faz com que possa ser consumido por veganos. Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).
Confira os 4 principais benefícios:
– Restabelece e regulariza a flora intestinal, elimina do intestino as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protetora, melhorando de forma geral todo o sistema digestivo.
– O efeito de “limpeza” que exerce em todo o corpo, ajuda a estabelecer o equilíbrio do sistema interno, permitindo uma ótima saúde e aumento da longevidade.
– Fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças.
– Tem efeito sobre o sistema nervoso central, trazendo relaxamento.
Como preparar as suas receitas com o kefir? Simples:
Se você conseguiu o Kefir fresco doado em mãos, é so coloca-lo em água + açúcar mascavo.
Se o Kefir foi enviado pelos Correios, provavelmente foi desidratado. O que fazer:
– Nas primeiras 3 horas, hidrate-o com água filtrada;
– Coe e coloque 1 copo água + açucar mascavo. Mais ou menos 12 horas depois, coe e despreze este líquido;
– Coloque mais 1 copo de água + açucar mascavo e deixe fermentar por mais 12 a 24 horas.
Deixe repousar em um cantinho em temperatura ambiente, longe tanto de frio quanto de calor (atenção, que kefir não se desenvolve na geladeira, e morre se posto em líquido com mais de 40ºC). Adoce a gosto. Adicione mais água aos grãos que sobraram para fazer a nova dose de kefir.
O sabor do kefir é um pouco ácido, por isso se nunca o consumiu antes, comece aos poucos, para dar tempo ao seu paladar de se habituar. Podem acontecer “cãibras” de estômago nas primeiras vezes. Não se preocupe, que isso é normal e com o tempo passa.
Atenção: usar apenas vidro e plástico no manuseio e preparação do kefir, pois o mesmo reage mal com o metal, podendo até mesmo morrer. O ideal é cultivar o kefir numa garrafa de vidro transparente, coberto apenas por um pano de cozinha.
Não é preciso lavar os grãos entre cada cultivo. Se quiser, lave-os uma vez por semana. Atenção, que o kefir multiplica-se rapidamente, por isso se desejar, congele uma parte, para ter de reserva, caso algum acidente aconteça.
Como encontrar o Kefir? acredite se quiser, mas a melhor forma de ter o seu Kefir é recebendo uma doação! Há vários sites e blogs que se dedicam ao assunto, neste blog você pode conseguir uma doação: clique aqui.
Até no Programa Mais Você, da Ana Maira Braga, o Kefir teve seu espaço! Confira a matéria: clique aqui
Experimente e compartilhe conosco a sua experiência! 😀
2 Comentários para "4 motivos para usar o Kefir e manter seu intestino saudável"